Eu Quero
 
0
comentarios

A peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” abrirá o FestLuso 2019

Eu Quero

A peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” abrirá o FestLuso 2019

O evento reúne atores, escritores, produtores e profissionais de países lusófonos em uma semana cheia de artes.
Postado em 22 de agosto de 2019 Seja o Primeiro a comentar
Paulo Freire - o Andarilho da Luz. Foto: Divulgação.
Paulo Freire - o Andarilho da Luz. Foto: Divulgação.

Os ensinamentos e a obra do grande educador Paulo Freire conquistaram o Brasil e o mundo. Agora, tamanha claridade e esperança chegam aos palcos na peça “Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, do Grupo Off-sina, do Rio de Janeiro. A peça teatral é inspirada na vida do patrono da educação brasileira, indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1993. E em tempos tão nebulosos, a lanterna do saber ilumina como uma aurora a abertura do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2019, nessa segunda-feira (26). A abertura será às 20h, no Theatro 4 de Setembro, com entrada gratuita. É opcional a entrega de um brinquedo para o Natal do Lar da Esperança.

A peça

O monólogo retrata o legado que Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junior Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do educador para os palcos. A peça recria a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança por meio da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua.

O espetáculo inédito no Piauí tem dramaturgia de Junior Santos e marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti, fundador do grupo Off-Sina e da Escola Livre de Palhaço (Eslipa).

O festival

O ator e diretor Francisco Pellé, coordenador do FestLuso, destaca que é o primeiro espetáculo que trata sobre a obra e vida de Paulo Freire e percorre o país com sucesso de público. “É uma oportunidade das pessoas conhecerem a obra de Paulo Freire. Cenicamente, esteticamente é uma peça muito bem montada, o Richard é um talento. Ele fez uma pesquisa e é um espetáculo que está circulando o Brasil inteiro e lotando os teatros. Teresina merece assistir este espetáculo e será uma noite para homenagear o grande patrono da educação brasileira”, disse Pellé.

O festival, que foi criado para divulgar e integrar atividades culturais de países de língua portuguesa, terá apresentações teatrais de Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, além de produções brasileiras do Piauí e de outros estados. Haverá shows, mesa de conversas, lançamentos de livros e rodadas de negócios. O FestLuso será realizado de 26 a 31 de agosto no Theatro 4 de Setembro, no Teatro João Paulo, no Espaço Trilhos, Casa da Cultura e Praça Pedro II.

Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram e página do evento no Facebook. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec); e de O Boticário. Apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Sebrae, Balada Literária 2019, Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções e Eventos.

 

Programação

 

Theatro 4 de Setembro

Dia 26/08 – Segunda-feira
20h – Abertura oficial
20h30 – “Paulo Freire, o andarilho da Utopia” – Grupo Off-Sina do Rio de Janeiro

 

Dia 27/08 – Terça-feira
20h30 – Balada Literária
Mesa de conversas “Os trabalhadores da palavra” com Valter Hugo Mãe – Portugal/Angola (Mediação de Marcelino Freire e do ator e curador do FestLuso Francisco Pellé)

 

Dia 28/08 – Quarta-feira
20h30 – Suburbano Coração
Show com a cantora e compositora Rita Benneditto e violonista Jaime Alem

 

Dia 29/08 – Quinta-feira
20h30 – “A Última Viagem do Príncipe Perfeito” – Grupo Elinga-Teatro – Luanda – Angola

 

Dia 30/08 – Sexta-feira
20h30 – Kangalutas – Co-produção Folha de Medronho/Loulé Grupo de Teatro do Oprimido/Bissau

Dia 31/08 – Sábado
20h30 – Ombela – grupo de teatro O Poste Soluções Luminosas – Recife- PE – Brasil

 

Café Genu Moraes – Interior do Theatro 04 de Setembro

Dia 30/08 – Sexta-feira
19h – Lançamento de Livros: José Mena Abrantes – Angola / Filho bem-amado do Kongo – Kimpa Vita, a profetisa ardente

 

Praça Pedro II, Centro de Teresina

Dia 30/08 – Sexta-feira
17h – Duplo Molière – Grupo Harém de Teatro – Teresina-PI

 

Galeria Nonato Oliveira – Club dos Diários

Dia 27/08 – Terça-feira
16h30 – Mesa de conversas – FestLuso: Um festival, uma língua e vários povos – com Arimatan Martins, Bid Lima e João Mello Alvim. Mediação: Francisco Pellé

Dia 29/08 – Quinta-feira
19h – Lançamento do livro Letras da Diversidade – Marleide Lins

Dia 30/08 – Sexta-feira
9h às 13h30 – Rodada de Negócios – Cena Piauí (o encontro inédito entre artistas, programadores, curadores, gestores e produtores importantes da cena contemporânea nacional e internacional visando articular e dar visibilidade às artes cênicas do Piauí, promovendo a oportunidade para que artistas piauienses comercializem e circulem seus espetáculos pelo Brasil e no exterior)

 

Teatro Estação – Av. Miguel Rosa, s/n°

Dia 28/08 – Quarta-feira

22h – Trindade – Só Homens Cia de dança – Teresina-PI

Dia 29/08 – Quinta-feira

22h30 – A Bacia de Proust – Roberto Muniz Dias – Teresina-PI

 

Dia 30/08 – Sexta-feira

22h30 – Frango – Zé Reis – Brasília-DF/Teresina-PI

Dia 31/08 – Sábado

22h – O Poeta e Sua Hora – A Poesia na Língua Portuguesa – Durvalino Couto Filho, Feliciano Bezerra, Lucas Rolim, Rubinho Figueiredo e convidados – Teresina – PI

23h – Festa da Lusofonia – Os Faustinos – Show em homenagem a música brasileira

 

Teatro João Paulo II – Av. Joaquim Nelson, 1885 – Dirceu

Dia 27/08 – Terça-feira

19h – Mestre Igor  – Cia Somá Cambá, Cia Criar teatro e  Cia Craq ́otchod -  São Vicente/Mindelo – Cabo Verde

Dia 28/08 – Quarta-feira

19h – Ícaro – Luciano Mallmann – Porto Alegre-RS

Dia 29/08 – Quinta-feira

19h – Mar Me Quer – Grupo de Teatro Girassol – Maputo – Moçambique

 

Fonte: Ascom