Eu Quero
 
0
comentarios

A peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” abrirá o FestLuso 2019

Notícias

Artistas premiados expõem na galeria do Mercado Central em Teresina

Sete novos nomes das artes plásticas brasileira têm seus trabalhos exibidos após cinco semanas de imersão no Mercado Velho.
Postado em 20 de agosto de 2019 Seja o Primeiro a comentar
DSC_0027

Ervas medicinais, carne, peixe, objetos em couro de bode, utensílios domésticos e muita história. Percorrer os corredores do Mercado Central de Teresina, na Praça da Bandeira, é assistir a mais fiel representação da cultura teresinense. Às vezes acanhada, às vezes ríspida, a atmosfera se mistura ao cheiro da panelada e ao som das bolhas de bilhar que vem do andar superior.

Após uma boa reforma que o revitalizou, o Mercado Velho tem a sua galeria de arte sob a curadoria de Guga Carvalho e apoio da Fundação Monsenhor Chaves. Pois bem, eis que está em cartaz a mostra Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais, exposição com sete artistas que estiveram imerso no que é o mais antigo mercado da capital do Piauí.

Os piauienses Alana Santos, Arianne Aranha, Railane Raio, Gomes Paraguaçu, Mateus Sérvio, o cearense Anderson Moraes e a mineira Luana Vitra foram selecionados no programa, ficaram cinco semanas dentro da ambience do Mercado e o seu entorno e, agora, expõem seus trabalhos artísticos em forma de telas costuradas, áudios, performance, trançado e instalação.

Confesso que dos nomes vencedores conhecia de outros carnavais, literalmente, dois: Arianne Aranha e Railane Raio. Os outros foram gratas surpresas e gratos encontros, visto que tive a oportunidade de ter como guia da exposição o artista Gomes Paraguaçu e um breve encontro com Mateus Sérvio.

Folha

O Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais é mantido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina. A exposição segue em cartaz até o dia 26 de setembro.

Serviço
Exposição Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais 2019.
Galeria do Mercado Central de Teresina.
De segunda a sexta, das 08h às 17h30. Aos sábados, de 08h ao meio-dia.
Grátis.

DSC_0023 DSC_0027 DSC_1397 DSC_1401 DSC_1409 DSC_1416 DSC_1419 DSC_1422 DSC_1427 DSC_0018