Notícias
 
0
comentarios

Em comemoração aos seus 27 anos, o Balé da Cidade de Teresina disponibiliza espetáculo

Notícias

“Epidemia de Cores”: um filme sobre arte, loucura e liberdade

O filme estará disponível gratuitamente por 48 horas, para assistir. O bate-papo acontece na próxima quarta-feira, às 19h30.
Postado em 9 de junho de 2020 Seja o Primeiro a comentar
Epidemia de Cores (2020), de Mário Eugênio Saretta. Foto: Reprodução
Epidemia de Cores (2020), de Mário Eugênio Saretta. Foto: Reprodução

Dando continuidade ao projeto Lança Conversa, a distribuidora gaúcha “Lança Filmes” promove a exibição gratuita e bate-papo do filme “Epidemia de Cores”, de Mário Saretta. A conversa, que contará com o diretor e o psiquiatra Filipe Batista, vai acontecer na quarta-feira, 10, às 19h30, no Instagram da Lança Filmes.

O filme será disponibilizado a partir de hoje (09/06) até quinta-feira (11/06). Para ter acesso ao link do filme é necessário se inscrever no link.

“Epidemia de Cores” é um estudo de caso das técnicas arteterapêuticas desenvolvidas pela doutora Nise da Silveira. O diretor acompanhou por dois anos o cotidiano da Oficina de Criatividade estabelecida no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. O documentário está disponível das plataformas Net Now, Youtube, Itunes, Google Play.

 

Agenda das próximas lives:

Dia 17/06 “Disforia”

Dia 24/06 “Entre-Laços”

Todas serão transmitidas às 19h30 no Instagram da Lança Filmes e dos convidados.

 

O Lança Conversa tem como objetivo discutir seus filmes os associando com temas atuais como saúde mental, música, política, democracia, feminismo, globalização, direitos LGBTQI+ entre outros.

SINOPSE

Epidemia de Cores é um documentário sobre arte, loucura e liberdade. Com depoimentos de ex-internos, estagiários e moradores de um hospital psiquiátrico que foi hospício, o filme retrata as cores, silêncios e as vozes daqueles que geralmente são esquecidos. Em mais de dois anos de filmagens, o diretor realizou as captações audiovisuais interagindo com os participantes através de uma linguagem audiovisual ética e esteticamente sensível.

São histórias e trabalhos realizados dentro de uma oficina de arte que proporcionam um novo olhar em relação à loucura. Ele fala de assuntos relacionado a arteterapia e a reforma psiquiátrica no Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Direção, Produção e Roteiro: Mário Eugênio Saretta

Composição De Trilha Sonora: Vinicius Corrêa

Direção De Fotografia: Mário Eugênio Saretta

Montagem: Tatiana Nequete

Desenho De Som: Gabriela Bervian

Produção Executiva De Finalização: Vinicius Corrêa E Éverton Kniphoff

Pós-Produção De Imagem: Tiago Demaman e Bruno Dos Anjos

Direção Musical: Vinicius Corrêa

Distribuição: Lança Filmes

www.facebook.com/epidemiadecores

 

 

SOBRE O DIRETOR

Cientista social, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretor do documentário Epidemia de Cores. Realizou etnografias nas temáticas da loucura, do efeito placebo e da dor. Integra o Núcleo Transdiciplinar de Arte e Loucura Tânia Galli Fonseca e o grupo de pesquisa Ciências na Vida: Produção de conhecimento e articulações heterogêneas (PPGAS/UFRGS).

 

SOBRE A DISTRIBUIDORA

A Lança é uma empresa distribuidora de conteúdo audiovisual. Trabalha em parceria com produtoras e exibidores. Entre seus títulos destaque-se: Aventura em Miniatura (2019). Meditation Park (2019), Entre-Laços (2018), Tamara (2019) e Sobre Viagens e Amores (2017).