Notícias
 
0
comentarios

Mercado Velho de Teresina recebe obras premiadas no Prêmio Residência em Artes Visuais 2018

Notícias

Mercado Velho de Teresina recebe obras premiadas no Prêmio Residência em Artes Visuais 2018

São obras que remetem memórias, fazeres e narrativas diversas. Esse é o terceiro ano do Edital Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina.
Postado em 20 de novembro de 2018 Seja o Primeiro a comentar
Nelson Moura Fé 2 (PI)
Estão expostas na galeria de artes do Mercado Velho de Teresina, oito trabalhos de dez artistas visuais cuja temática variada e surpreendente promete mexer com a imaginação do público. São instalações, esculturas, assemblages e HQs, e cada uma, a seu modo, traz uma ideia muito interessante do artista sobre assuntos variados e considerados importantes. 
 
Adler Murada, artista piauiense radicado em Bruxelas, na Bélgica, propõe uma obra onde trechos de roteiros cinematográficos fictício e imagens de culturas nativas que se complementam, mas deixam em aberto, ao público, o arremate do sentido. Já o piauiense Nelson Moura Fé surpreende o público com um banquete de lasanhas, sushis churrasco de fraldinhas entre outras delícias, todas feitas com lixo coletado em apenas em dois dias em praia do litoral piauiense; uma obra que chama à atenção sobre o impacto ambiental do lixo e as consequências para a fauna marinha. Bernardo Aurélio fez uma história em quadrinhos onde os outros artistas e suas obras são os personagens, colocando , desta forma, o público a par do processo da residência de criação , etapa preparatória para a exposição. Já a dupla Philip Marinho e Fany Magalhães (MG) catou vários refugos de madeira encontrados nas ruas e com eles criaram um conjunto interessantíssimos de bancos de tipos, estilos e tamanhos variados onde convidam o público a descansar e sentir a proposta. O paulistano Silvio De Camillis Borges se ” embrenhou”  no polo cerâmico do Poty Velho e construiu lunetas de barro onde se pode ver imagens fotográficas, uma obra que o público interage muito. A brasiliense Cecilia Bona apresenta um conjunto de esculturas produzidas em diálogo com a floresta fóssil e o artista pernambucano Hermano Luz, produz um ex voto com mestres artesãos piauienses, trabalho em parceria com o mestre Luís do Mercado Velho. Por fim, a jovem artista piauiense Mika pesquisou as raízeiras do Mercado Velho e propôs uma obra onde o cheiro é tão importante quanto à visualidade.
adler murada 3 Adler Murada2 Adler_Murada 2 BERNADO AURELIO (PI) Bernado Aurélio (PI) Cecilia Bona (DF) Hermano Luz (PE) Hermano Luz (PE) MIKA (PI) Nelson Moura Fé (PI) Philipe Marinho (PI) Fany Magalhães (MG) Philipe Marinho (PI) Fany Magalhães (MG) Silvio de Camilis (SP)
 
A resposta do público a esse conjunto tão rico e instigante de obras tem sido excelente. São obras que remetem memórias, fazeres e narrativas diversas. Esse é o terceiro ano do Edital Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina. Um edital que vem ganhando notoriedade nacional. A prova é a quantidade de inscrições recebidas de fora do estado nesta edição. A articulação da residência de criação é de Guga Carvalho, e a equipe de mediação educativa Gomes Paraguaçu, Miguel J., Sarah Reis e Zaron. A exposição fica aberta até dia 15 de dezembro, de segunda à sexta das 08h às 17h30 e aos sábados das 08h às 13h30.